terça-feira, 6 de abril de 2010

Metodologia do Projeto!

1º IDENTIFICAR/CONHECER

- Elaborar a Introdução do Trabalho (Apresentação do tema, Justificativa e Objetivos da Pesquisa).

- Localizar o bairro no contexto urbano Joinvilense, seus limites geográficos, seus Aspectos Socioeconômicos e Históricos (Histórico – origem, evolução e significado; População, Taxa de Crescimento e Projeções Populacionais; Atividades Econômicas e Estrutura Produtiva).

- Através de pesquisas e entrevistas, resgatar a memória/história do bairro, do terreno e da Associação de Moradores, bem como dos ritos comunitários que acontecem/aconteceram no Centro Comunitário.


2º PERCEBER

- Criar uma identidade comum enquanto grupo, percebendo-se uns aos outros como membros da mesma comunidade, tomando contato com a realidade local, restaurando ou fortalecendo as ligações afetivas que unem a comunidade, cultivando assim a responsabilidade de cuidar das pessoas e do ambiente que lhes pertence.

- Perceber o bairro em que vivem, o terreno em que está localizado o Centro Comunitário, os lugares de vida coletiva próximos a ele, onde ocorrem as trocas sociais, perceber a paisagem local próxima ao terreno em que o Centro Comunitário está inserido, enfim, “desenhar” o lugar sobre várias visões e de diferentes formas (desenho, musica, teatro, maquetes), apreendendo a realidade local e sua dinâmica.

3º COMPREENDER

- Com auxilio dos moradores e de pesquisas, conhecer os Aspectos Naturais e Ambientais (Relevo; Hidrografia; Vegetação; Conforto térmico, acústico, luminoso e a Qualidade do ar); Aspectos Sociais (Saúde; Educação; Lazer; Relação dos usos com os espaços: atividades e sociabilidade); Aspectos Urbanísticos e Infra-estruturais (Morfologia urbana; Configuração espacial; Paisagem urbana; Infra-estrutura; Sistema Viário; Uso e Ocupação do Solo - Uso do Solo; Zoneamento; Densidade); e os Aspectos Configurativos (Forma urbana – permeabilidade, acessibilidade, mobilidade, versatilidade, variedade; Identidade – imagem visual, personalidade do lugar; Orientabilidade – legibilidade; Riquezas perceptivas, Imagens visuais, Marcos e Referências); formulando mapas e textos que ajudarão a compreender o bairro e o local em que vivem, estimulando a percepção dos moradores sobre os principais problemas e também as coisas boas encontrados na comunidade; suas preferências e as estratégias para a transformação.

- Elaborar Estudos de Caso e pesquisar Referências Arquitetônicas para melhor compreensão do espaço a ser projetado.


4º REFLETIR

- Este momento será de reflexão, depois de conhecerem como é o espaço em que convivem, a comunidade deverá responder como eles sonham o lugar ideal, onde os moradores identificarão suas preferências, prioridades, e mostrarão o que pode ser mudado para revitalizar seu ambiente e integrar seus moradores; melhorando a realidade local. Através da metodologia participativa serão definidas as necessidades da comunidade local, onde a própria comunidade irá gerar o programa mínimo de necessidades.
- Pergunta orientadora: Se você pudesse, como seria o Centro Comunitário do SEU SONHO?

5º PROPOR

- Realizar assembléias comunitárias para que, junto com os moradores, sejam feitas propostas que atendam as prioridades/sonhos da comunidade, elaborando coletivamente o programa de necessidades e a proposta da nova implantação do Centro Comunitário.

6º CONCEBER

- A partir das idéias coletadas na comunidade, desenvolver o ante-projeto arquitetônico (programa de necessidades, pré-dimensionamento, fluxograma, implantação, skyline, cortes, elevações e perspectivas volumétricas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário